A Biblioteca à Noite

Atribuímos às bibliotecas certas qualidades de nossas esperanças e pesadelos; acreditamos compreender bibliotecas evocadas de entre as sombras; imaginamos livros que deveriam existir para o nosso deleite e nos entregamos à tarefa de inventá-los sem temor à imprecisão ou à tolice, à cãibra ou ao ‘branco’, às limitações do tempo e do espaço. Os livros sonhados por contadores de histórias sem peias compõe uma biblioteca bem mais vasta do que aquelas nascida da invenção da imprensa; talvez porque o reino dos livros imaginários permita a existência possível de um livro, ainda não escrito, que escape a todos os erros e imperfeições a que estamos condenados. No escuro, sob minhas duas árvores, meus amigos e eu acrescentamos desavergonhadamente aos catálogos de Alexandria estantes inteiras de volumes perfeiros que desaparecem sem deixar vestígios ao raiar do dia”.

. Alberto Manguel . / Companhia das Letras – 262 págs /

Mais um para a minha pequena lista dos *Eu quero* (rs). Mais informações sobre o livro: Porque ler “A Biblioteca à Noite”?

3 comentários sobre “A Biblioteca à Noite

  1. Flavia disse:

    Eu não lembrava qual livro vc tinha ganhado… e reparei que o livro que achei interessante é o primeiro da sua lista!
    Achei um trechinho dele, e realmente, é a sua cara! Afinal, todo livro que fala de bibliotecas e livros tem a sua cara… rs…

    “Ao acordar, meu primeiro impulso foi contar sobre a existência do Cemitério dos Livros Esquecidos ao meu melhor amigo. (…) Sonhando acordado, eu imaginava meu amigo Tomás e eu munidos de lanternas e bússola, prestes a desvendar os segredos daquela catacumba bibliográfica.”

    | Carlos Ruiz Zafón in “A Sombra do Vento” |

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s