Esconder um livro

─ Para onde o levará? – perguntou Stela.
─ Não tenho certeza. O melhor lugar para esconder o livro deve ser uma biblioteca”

. Geraldine Brooks in As memórias do Livro .

Nada poderia ser mais verdadeiro que isso. Para quem já teve o privilégio de trabalhar em uma biblioteca (sim, na minha concepção e acho que sou suspeita, é o melhor trabalho do mundo!) sabe que realmente o melhor lugar para se esconder um livro é numa biblioteca. Sim, porque basta tirar um exemplar do lugar na estante dar dois passos para o lado e colocá-lo no meio de outros exemplares com classificação diferente e pronto. No mínimo 3 longos anos até que alguém o ache novamente, se achar. No caso de bibliotecas menores é um pouco mais fácil e talvez o esconderijo dure menos devido ao inventário que é feito anualmente e que consiste, de forma bem básica, em correr todas as estantes vendo se a classificação está correta e se todos os livros estão realmente lá. Mas em casos de bibliotecas gigantescas com mais de 100 mil exemplares, encontrar esse livro é praticamente impossível. Por essa razão é que a Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro é fechada ao público. Sim, quem quiser algum livro de lá precisa fazer um pedido por escrito e um bibliotecário vai em busca do livro e entrega ao usuário. Por que já imaginou perder uma obra entre quase 1 milhão de outros exemplares? O.o

7 comentários em “Esconder um livro

  1. Com muito orgulho declaro que sou BIBLIOTECÁRIA e meu livro de cabeceira será: “Memórias do livro”, onde fiquei sensibilizada pelo amor e carinho demonstrados pelos colegas no trato de obras raras e o salvamento de livros, Nada mais justo pois os bibliotecários são realmente personagens de ficção( ajudam sempre nos livros e nunca são considerados reais.) Concordo com quem tem fascinio pela biblioteca, realmente é o nosso mundo mágico e os livros são magia pura.
    beijos

  2. Adorei… hehehe
    Concordo plenamente… amoooo o nosso trabalho! rs
    Melhor que biblioteca… talvez só uma livraria que temos acesso as obras “fresquinhas”, né? hehehe
    Ainda não conheço a biblioteca nacional 😦
    bjim,

  3. Minha namorada entrou numas de limpar minha biblioteca e reorganizar de acordo com critérios pessoais dela. Como a minha mamória funciona gravando uma imagem mental dos lugares, sempre que mudam algo que eu arrumei meu senso de localização para os objetos dá um nó. Resultado da brincadeira: há pelo menos uns 4 livros que eu não sou capaz de encontrar de jeito nenhum…

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.