O leitor é tudo

Acredito que a vida de um livro enquanto está nas mãos do autor não é mais importante do que quando está nas mãos do leitor. O leitor é quase sempre um autor ele próprio. É ele que dá significado às palavras e por isso até acho muito interessante quando as pessoas me vêm apontar coisas que não eram minha intenção, mas que de facto estão lá. E há muitas outras coisas que foram minhas intenções e que nunca ninguém me referiu, e no entanto também lá estão. Se calhar alguém reparou nelas ou ainda vai reparar. Tudo o que um leitor leia num livro é legítimo porque nessa fase o leitor é tudo, é ele que faz o livro”

. José Luís Peixoto .

3 comentários sobre “O leitor é tudo

  1. Robson Ribeiro disse:

    O engraçado de você ter postado esse texto é que na semana passada eu assisti a uma entrevista de Paulo Leminski e ele, em certa altura, falou exatamente sobre isso. Lembrei imediatamente e fiquei pensando muito mais sobre o assunto. As palavras dele foram essas:

    “Tem que existir tanto poesia no emissor quanto no receptor, você precisa ser tão poeta para entender um poema quanto para fazê-lo. Porque só os poetas são capazes de entender poesia.”

    É fascinante essa relação de autor/leitor. As palavras têm um poder enorme, e sem elas as coisas fariam menos sentido ainda.

  2. Lucieide disse:

    Não há dúvidas. Não sei para você, mas para mim o blog também carrega um pouco disso: por vezes descobrem o que eu não tinha intenção e, em outras, o que escondi fica lá, oculto, pra sempre! rs…

    Quer saber? Que bom! 🙂

    Beijos

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.