Apagar e dormir

É preciso entender que os poetas nunca falam sobre as coisas acerca das quais estão a falar. Falam sobre as coisas para falar sobre si mesmos. É isso que são as metáforas. Retratos da alma. Fernando Pessoa escreveu sobre as estrelas… Tão distantes. Mas era sobre si mesmo que falava. “Tenho dó das estrelas/ luzindo há tanto tempo,/ há tanto tempo…/ Tenho dó delas./ Não haverá um cansaço das coisas,/ de todas as coisas,/ como das pernas ou de um braço?/ Um cansaço de existir,/ de ser,/ só de ser,/ o ser triste brilhar ou sorrir…/ Não haverá, enfim,/ para as coisas que são,/ não a morte,/ mas sim uma outra espécie de fim,/ ou uma grande razão ─ qualquer coisa assim/ como um perdão?” Sim, ele estava muito cansado. Seu cansaço deveria ser tão grande como o cansaço das estrelas, brilhando sem fim, desejando apagar e dormir.

Rubem Alves in Ostra Feliz Mão Faz Pérola

11 comentários sobre “Apagar e dormir

  1. Lizzie disse:

    Rubem Alves tem citações, trechos e idéias que me deixam profundamente comovida e pensativa.

    Gosto profundamente da facilidade de produção literária dele.

    Beijos, Ly!

  2. Samuel disse:

    É isso que eu gosto quando leio, poder pensar no que estavam a falar… e é isso que eu gosto que pensem quando eu escrevo, gosto que as pessoas tentem imaginar o que eu queria dizer por trás daquelas metáforas

  3. Carla martins disse:

    Canseira é duroooo…..semana passada tava só o pó, a gente fica com preguiça até de respirar…tava assim pq mudei de emrpego…e quando mudo muito minha rotina, não funciono direito até acostumar!

    beijos!

  4. Roberta Simoni disse:

    Lyani:

    Obrigada pelo comentário lá no blog. Fico feliz que tenha se identificado com o texto. Quanto à imagem/frase da Lispector que botei lá, fique totalmente à vontade para usar também! 😉

    Entendo o seu cansaço, sabe? E mudar é sempre tãoooooo mais difícil do que permanecer inerce… a gente sabe bem disso, né?

    Por enquanto, apenas “apague e durma”. Depois, recomece… no seu tempo.

    Beijo grande!

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s