DL 2011: Sangue de Tinta

TEMA: Literatura Infanto-Juvenil
MÊS: Janeiro


Livro:
Sangue de Tinta
Autor(a): Cornélia Funke
Editora: Cia. das Letras
Páginas: 560

Nota: 5
(sendo: 1- Não gostei 2- Gostei pouco; 3- Gostei; 4- Gostei bastante; 5 Adorei)

Mais uma vez sinto dificuldades para começar a resenha. São tantas coisas a dizer sobre esse livro que fica difícil saber por onde começar. Sangue de Tinta é a seqüência de Coração de Tinta e assim como ele, uma obra cheia de magia, encantamento e muitas palavras. Palavras que condenam, palavras que salvam, palavras perigosas e preciosas ao mesmo tempo. O que me encanta em toda essa história é como ela nos passa a importância das palavras, da tinta no papel, dos livros que carregam consigo conhecimentos redentores ou terríveis. E tratar desse assunto, ainda mais com o capricho e magia de Cornélia Funke, para uma bibliotecária é como dar doce para criança. Estou simplesmente apaixonada.

Neste segundo livro a história consegue ficar mais emocionante ainda. Acho tão difícil numa trilogia ou em séries mais longas os próximos livros superarem o primeiro, que fico encantada quando isso acontece. E realmente aconteceu com Sangue de Tinta, onde a história continua num encantamento sem fim. Dedo Empoeirado finalmente consegue encontrar um leitor que o envia de volta ao Mundo de Tinta, mas deixa Farid e Gwin, sua marta, para trás. Farid, inconformado de não ter conseguido ir junto de Dedo Empoeirado, vai atrás de Meggie e Mo para que eles o mandem para lá também.

Meggie descobre que além do dom de trazer à vida personagens dos livros que lê em voz alta, também consegue se ler para dentro da história. E é exatamente isso que ela faz, indo finalmente conhecer as maravilhas do Mundo de Tinta ao lado de Farid, apesar das recomendações e pedidos de Mô, que sabe muito bem que não só de maravilhas é feito esse universo.

O Mundo de Tinta, criado por Fenóglio, é cheio de magia, encantamento, animais fantásticos, fadas, gigantes e muitas outras maravilhas com as quais Meggie sempre sonhou. Mas também é um mundo cruel e cheio de tristezas, com vilões e castelos de arrepiar. Meggie conhece o povo colorido, Roxane, a mulher por quem Dedo Empoeirado é apaixonado e que nesta história é bastante presente e os ajuda muito, Cosme, o Belo, as fadas, os duendes, os elfos de fogo, maravilhas e cores inimagináveis. Cornélia foi muito feliz em suas descrições de cenários e personagens e nos faz sentir vontade de conhecer tudo e todos assim como Meggie.

Mas não só de cores é feito o Mundo de Tinta e Meggie também se vê diante de Cabeça de Víbora, um vilão cruel, e de seu Castelo da Noite, um lugar sombrio com muros escorregadios de lágrimas e sangue. E mais uma vez, Meggie e todos os personagens apaixonantes criados por Cornélia, vão enfrentar desafios e muitas aventuras na busca incessante de criar um final feliz para esta história.

A autora foi tão caprichosa com as palavras neste livro como em seu primeiro. Montou uma nova história encantadora e me vejo na obrigação de mencionar mais uma vez minha admiração pelas citações escolhidas para iniciar todos os capítulos: um detalhe que valoriza sua ótima narração. Leitura recomendadíssima.

Leia também no Skoob

9 comentários sobre “DL 2011: Sangue de Tinta

  1. Rê Lima disse:

    Ly,

    É possivel sentir toda sua emoção ao ler o livro pelo relato que você fez da história. Você escreveu com o coração e nos motivou a ler a obra também.

    Abs,

  2. Bibs disse:

    ah! fiquei com medo de ter spoiler, mas que bom que li. tenho os dois livros da trilogia, mas infelizmente não comecei nenhum ainda.
    estou me ruendo por dentro pra ler logo hahahaha

    boa resenha!!!

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s