DL 2011: Morte de Tinta

TEMA: Literatura Infanto-Juvenil
MÊS: Janeiro


Livro:
Morte de Tinta
Autor(a): Cornélia Funke
Editora: Cia. das Letras
Páginas: 576

Nota: 5
(sendo: 1- Não gostei 2- Gostei pouco; 3- Gostei; 4- Gostei bastante; 5Adorei)

Cornélia Funke me conquistou completamente com a sua lindíssima trilogia Mundo de Tinta. É sempre difícil começar a resenha dos livros dessa coleção. São tantas coisas para comentar que se torna difícil saber por onde começar. Fico sempre perdida entre falar sobre a narrativa envolvente, os detalhes caprichosos, a imaginação privilegiada na construção de ótimos personagens e cenários deslumbrantes ou por fim do desenrolar da própria história.

Começo então por contar um pouco sobre o que Morte de Tinta nos relata. Neste último livro da trilogia (será que vai ficar só na trilogia mesmo?), muitas aventuras nos envolvem durante a leitura dos capítulos caprichosamente separados por Cornélia. Mortimer, que até então era apenas um encadernador, assume a personalidade de Gaio, uma espécie de Robin Hood criado por Fenóglio nas canções que escrevia para o povo colorido. Mô, como é chamado sempre por sua filha, tem que lutar não apenas contra os vilões da história, como também contra o próprio personagem que interpreta, pois começa a se confundir com ele e se esquecer quem é no mundo real.

Fenóglio, o autor de Coração de Tinta, tem que combater Orfeu que em poder de seu livro, usa suas palavras e passagens para reescrever e manipular a história, criando personagens distorcidos e aliando-se aos vilões. Meggie descobre com Farid as alegrias e as decepções do primeiro amor, enquanto sua mãe Resa está grávida de um novo herdeiro e mesmo assim não pára de ajudar e proteger Mô, embora nem sempre da maneira correta. E por fim, Mô vai enfrentar o mais terrível de todos os vilões inventados por Fenóglio, o Cabeça de Víbora. Nesta batalha final de vida ou morte, ele conta com a ajuda preciosa de Resa, Farid, Violante e o querido Dedo Empoeirado, entre outros que mesmo estando distante, o ajudam de alguma forma, como o Príncipe Negro e Roxane que cuidam de Meggie e protegem as crianças do reino ameaçadas por Cabeça de Víbora e Pífaro a serem levadas às Minas.

História envolvente, com descrição magistral de personagens e principalmente de cenários. Não há como não desejar conhecer o Mundo de Tinta com suas fadas, gigantes, as imensas árvores com ninhos de humanos, o Castelo do Lago e Ombra. Os personagens criados pela autora são especiais e extremamente cativantes. Dedo Empoeirado é o mais fascinante de todos pra mim e o grande ladrão de cenas. Apesar de não ser o herói da nossa história, toda vez que ele participava de qualquer ação, roubava toda a atenção.

É uma pena que seja o último e que seja necessário se despedir da magia do Mundo de Tinta e de seus habitantes fantásticos, muito embora eles permaneçam vivos na lembrança. Vale ressaltar mais uma vez, também, como Cornélia evoca em seus livros a importância da leitura e das palavras. Como podem salvar ou condenar uma vida dependendo da ênfase com que são escritas ou lidas. O que me faz lembrar do capricho da autora ao escolher as citações que dão início aos capítulos e tanto me cativaram. Neste livro, inclusive, ela cita um trecho lindíssimo do igualmente belo poema Procura da Poesia de Carlos Drummond de Andrade:

Chega mais perto e contempla as palavras.
Cada uma
tem mil faces secretas sob a face neutra
E te pergunta, sem interesse pela resposta,
Pobre ou terrível, que lhe deres:
Trouxeste a chave?

Leitura super recomendada!

Leia também no Skoob

3 comentários sobre “DL 2011: Morte de Tinta

  1. Karol disse:

    Hmmm sou obrigada a admitir: eu tenho um certo preconceito com essa série “de tinta”. Mas como sua resenha foi muito legal, acho que vou deixar de lado e ler a série.. rs Vai que eu gosto, né?

    =P

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s