DL 2011: A Volta ao Mundo em 80 dias

TEMA: Ficção Científica
MÊS: Abril


Livro:
A Volta ao Mundo em 80 dias
Autor(a): Jules Verne
Editora:
Martin Claret
Páginas: 198

Nota: 4
(sendo: 1- Não gostei 2- Gostei pouco; 3- Gostei; 4- Gostei bastante; 5Adorei)

Era-me impossível dizer que conheço Jules Verne sem ter lido sua obra mais famosa: A volta ao mundo em 80 dias. Já tinha ficado encantada com a narrativa envolvente de Verne em Viagem ao Centro da Terra e esta obra só veio a afirmar minha admiração. Com toda certeza, Verne é um autor descritivo e alguns trechos de sua história se tornam cansativos por conta disso, mas nada que diminua o interesse e o envolvimento que ele tão bem desenvolve durante a narrativa.

A Volta ao Mundo em 80 dias conta a história de Phileas Fogg, membro do Clube Reformador de Londes e figura extremamente metódica e singular. Durante um jogo com os membros do Clube, Phileas faz uma aposta de que é capaz de dar a volta ao mundo em oitenta dias. Vale lembrar que o ano é 1872 e tal viagem era até então impossível de se realizar. Mas os membros do Clube resolvem aceitar a aposta e Phileas, acompanhado de seu fiel criado, Passpartout (que na péssima tradução se tornou Fura-vidas) e seguido o tempo todo por um detetive da polícia chamado Fix que pensa ser ele um ladrão do Banco de Londres, decide iniciar a tal viagem no mesmo dia.

Acredito que não é preciso dizer que a viagem é uma aventura empolgante e surpreendente do início ao fim. Philéas se mostra um Inglês típico, impertubável e extremamente genial fazendo suas anotações de bordo e realizando verdadeiras proezas para alcançar seu objetivo. Passpartout é uma personagem a parte, extremamente engraçado e apaixonante. E as descrições de Verne dos lugares, costumes e tradições torna-se essencial durante essa incrível aventura.

É interessantíssimo participar de todo o processo da viagem em que Philéas se utiliza de todos os meios de transporte possíveis: navios, trens, carrugagens, iates, barcos de carga, trenós e até um elefante para chegar a seu intento. Além disso em cada lugar há um acontecimento interessante permeando a aventura que torna a leitura impossível de largar. O final da história é surpreendente e toda narrativa é digna da reputação que tem!

Leitura super recomendada!

Leia também no Skoob

4 comentários sobre “DL 2011: A Volta ao Mundo em 80 dias

  1. icekilmer disse:

    Eu fico impressionado com seu fôlego para leituras.
    Estou lendo 20000 léguas submarinas e estou me divertindo muito com a leitura. Já peguei uma vez “Viagem ao Centro da Terra” pra ler, mas como eu não estava muito bom pra leituras naquela época acabei deixando de lado.
    Vou colocar esse livro na minha lista também, afinal é aquela tipica estória que todo mundo sabe um pouquinho sem saber coisa alguma.
    Quanto a tradução… uma pena, eu normalmente gosto quando traduzem tudo, mas em algumas situações perde-se completamente o sentido, mas paciência não?

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s