TEMA: Contos
MÊS: Novembro
Livro: A Legião Estrangeira
Autor(a): Clarice Lispector
Editora: Rocco
Páginas: 111
Nota: 4
(sendo: 1- Não gostei 2- Gostei pouco; 3- Gostei; 4- Gostei bastante; 5– Adorei)
E mais uma vez, cá estou fazendo resenha de Clarice. E mais uma vez com aquela sensação de que nada do que eu possa escrever chegue perto da genialidade de suas obras. Nesta em especial, conheci alguns contos na íntegra dos quais só conhecia um trecho, como é o caso de “Tentação”, que traz uma citação que conheci com uma amiga e que me apaixonei na hora por relacionar com a história de dois personagens que amo de mangá:
Que foi que se disseram? Não se sabe. Sabe-se apenas que se comunicaram rapidamente, pois não havia tempo. Sabe-se também que sem falar eles se pediam. Pediam-se, com urgência, com encabulamento, surpreendidos. Mas ambos eram comprometidos. Ela com sua infância impossível. {…} Ele, com sua natureza aprisionada. Ela ficou espantada, com o acontecimento nas mãos. Acompanhou-o com olhos pretos que mal acreditavam, até vê-lo dobrar a outra esquina. Mas ele foi mais forte que ela. Nem uma só vez olhou para trás“.
E também me deparei com alguns contos que já conhecia de outras leituras, como é o caso do triste “Viagem a Petrópolis” onde a precoe escritora, afinal Clarice tinha 14 anos quando o escreveu, narra a história da solidão de uma velhinha que, não tendo onde morar, é empurrada de uma casa para outra. E “Os Desastres de Sofia” em que Clarice aborda a perversidade infantil através do relacionamento de uma aluna com seu professor.
Além destes já citados, também acho pertinente destacar “Uma amizade sincera” e “A Legião Estrangeira” que dá título a obra. Clarice mais uma vez nos presenteia com o íntimo do ser humano, suas sensações e reações diante de objetos, sentimentos e animais. Outro mergulho no mistério das relações.
Leitura super recomendada!
Leia também no Skoob.
Clarice não tem erro. Pelo menos em se tratando de mim. Ótima resenha, como sempre. Bjs
Depois de ter lido Laços de Família, fiquei interessada em Clarice Lispector, e acho que já sei por onde começo a ler suas obras! Adorei sua resenha, com certeza lerei esse!
abraços