Resenha: É Agora… ou Nunca


Livro:
É Agora… ou Nunca
Autor(a): Marian Keyes
Editora: Bertrand Brasil
Páginas: 397

Nota: 4
(sendo: 1- Não gostei 2- Gostei pouco; 3- Gostei; 4- Gostei bastante; 5Adorei)

 

Eu realmente não sabia o que encontrar nos livros da Marian Keys. Já tinha lido opiniões boas e ruins sobre ela. Sabia, desde o início, que não era um tipo de livro fácil de encaixar em gêneros. A princípio, pelas capas e acho até que é realmente o que mais se aproxima, ele se encaixa no chick-lit.  A despeito do que muitos dizem desse gênero, que é coisa de “mulherzinha”, “lixo literário”, “sem cérebro”, todos os que já li foram livros muito bem escritos, com tom de humor e leveza sim, mas nem de longe sem conteúdo. E foi o que senti lendo Marian Keyes. Sim, é uma literatura voltada para o feminino, divertido e charmoso, mas é impossível não se encontrar em nenhuma das inúmeras situações pelas quais as personagens desse livro passam e que foram descritas por Keyes com bastante profundidade.

Gostei da narrativa, gostei do tom “a vida como ela é” e da abordagem feita pela autora. Claro que em alguns momentos a leitura fica um pouco cansativa devido aos muitos detalhes que incorpora em sua narrativa, mas nada que desabone a leitura. Gostei muito de ter lido e conhecido o trabalho de Keyes. E devo acrescentar que achei que a autora abordou temas bastante densos para um chick-lit comum e trabalhou-os muito bem. Todos esses temas  nos são passados através dos olhos de Katherine, Tara e Fintan, três amigos nas faixas dos 30 que moram em Londres e são bem sucedidos profissionalmente O fato é que nada novo e significante acontece em suas vidas e o único a estar vivendo um relacionamento estável e sério, Fintan, descobre que a vida pode ser bastante curta e acabar muito rápido. Por isso convence suas amigas a viverem intensamente e da melhor maneira possível.

Para Katherine, isso significa aceitar as investidas do publicitário Joe Roth, indo contra todo seu passado de desilusões e tendo que desfazer a imagem que criou de si mesma de mulher forte e reservada. Para Tara, seria o abandono de um relacionamento que só a está afundando em baixa-estima e sentimentos de culpa. Ambas passam por situações complicadas e engraçadas durante o processo de mudança, e confesso que apesar de ficar mais encantada pelo romance de Katherine e Joe, foram as cenas de Tara que realmente me chamaram atenção. Acredito que toda mulher já tenha passado pelo menos uma vez pelas mesmas situações e ler-se num livro é o que há de mágico na leitura e que poucos autores conseguem de fato fazer acontecer.

Sim, continua sendo leitura de entretenimento, mas com certeza com conteúdo e que faz refletir. Realmente gostei do estilo de Marian Keyes e recomendo a leitura.

Leia também no Skoob

2 comentários sobre “Resenha: É Agora… ou Nunca

  1. Léia disse:

    Eu gosto bastante dos livros da Marian, e concordo com o que você escreveu, não gosto desses termos pejorativos para classificar um livro, cada um lê o que sente bem, não precisa todos esses preconceitos contra.
    Linda resenha Lyani, como sempre, beijos.

  2. Tito Glasser disse:

    Primeiramente obrigado pela visita ao “1984 Palavras”. Achei interessante as abordagens sobre o livro que foi lido por ti. Certamente, será mais um que vai entrar na minha lista para leitura.

    Abraços e até breve.

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s