Resenha: Onde Estiveres de Noite


Livro:
 Onde Estiveres de Noite
Autor(a): Clarice Lispector
Editora:
 Rocco
Páginas: 96

Nota: 4
(sendo: 1- Não gostei 2- Gostei pouco; 3- Gostei; 4- Gostei bastante; 5Adorei)

~

Eu sempre fico receosa de iniciar uma resenha dos livros de Clarice Lispector. Primeiro porque sou fã incondicional da autora e depois porque não acho que possa jamais escrever nada que esteja à altura de seu talento e suas obras magistrais. As quatro estrelas dadas estão unicamente relacionadas ao fato de eu preferir seus romances, mas de forma alguma posso desmerecer a genialidade de seus textos. São dezessete e assim como Clarice, é difícil de classificar o gênero: se contos, crônicas, relatórios. Alguns inclusive foram retirados de seus romances.


Os “contos” de Onde Estivestes de Noite causam impacto. A própria Clarice, ao falar deste livro, o disse ser feito de “supersensações”. E realmente é. A coletânea é totalmente heterogêna e seus personagens passam por situações de amor, ódio, felicidade, tristeza, busca e mistério, levando-nos junto nessa jornada. É impossível não mergulhar no mundo de Clarice e talvez seja por medo deste mergulho que, muitas vezes, as pessoas a categorizam como leitura de difícil compreensão.

Gostei muito da leitura, e dentre os contos, destaco estes que mais me identifiquei: “Onde Estiveste de Noite”, “É pra lá que eu vou”, “Silêncio” que é um dos contos de Clarice que mais gosto e “Tanta Mansidão” do qual retirei uma citação para esta resenha:

“Estou um pouco desnorteada como se um coração me tivesse sido tirado, e em lugar dele estivesse agora a súbita ausência, uma ausência quase palpável do que era antes um órgão banhado da escuridão da dor. Não estou sentindo nada. Mas é o contrário de um torpor. É um modo mais leve e mais silencioso de existir. Mas estou também inquieta. Eu estava organizada para me consolar da angústia da dor. Mas como é que me arrumo com essa simples e tranquila alegria. É que não estou habituada a não precisar do meu próprio consolo”.

Clarice é leitura super recomendada, sempre!

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s