Livro: Uma Real Leitora
Autor(a): Alan Bennett
Editora: Record
Páginas: 112
Nota: 4
(sendo: 1- Não gostei 2- Gostei pouco; 3- Gostei; 4- Gostei bastante; 5– Adorei)
~
“Uma real leitora” é uma divertida e subversiva história onde a Rainha Elizabeth II descobre a paixão pela leitura e se envolve tanto com os livros que acaba perdendo o interesse pelos compromissos Reais.
Tudo começa quando ela sai para passear com seus cachorros e encontra a biblioteca itinerante da cidade de Westminster e conhece Normam, o auxiliar de cozinha que é totalmente devotado a leitura. A Rainha então decide começar a ler, primeiramente livros de autores que passaram por sua vida e depois de autores até então para ela desconhecidos. A cada novo volume, a Rainha fica mais e mais apaixonada e começa a ir a todos os seus compromissos carregando um livro a tiracolo.
É claro que todo esse interesse pela leitura começa a incomodar aqueles que estão a sua volta. Até os seus cachorros, com quem antes a Rainha brincava durante os passeios e agora senta-se no primeiro banco para ler, acabam destruindo alguns volumes com raiva. Seus secretários e camaristas também começam a conspirar para por um fim à essa paixão desenfreada. O que não percebiam, ou não davam importância é que a leitura estava deixando a Rainha mais atenta aos sentimentos e à vida das pessoas.
Chega um momento, porém, que ela percebe que ler não é o suficiente, pois ler não é agir. E agir é um dos deveres de uma monarca. Então ela decide se tornar uma escritora e aí é que seus subalternos vão enlouquecer.
É uma história muito interessante, engraçada e que vale a pena conhecer! Recomendo a leitura.
Comente