Nobel de Literatura de 2017

 

Kazuo-Ishiguro4

O ganhador do Prêmio Nobel de Literatura de 2017 foi anunciado hoje (05/10). O escolhido pela Academia Sueca para receber a láurea foi Kazuo Ishiguro “que, em romances de grande força emocional, revelou o abismo sob nossa sensação ilusória de conexão com o mundo”, nas palavras da Instituição. Antes do anúncio oficial, a canadense Margaret Atwood, o queniano Ngugi Wa Thiong’o e o japonês Haruki Murakami lideravam as apostas para o Nobel de Literatura deste ano.

Kazuo Ishiguro nasceu na cidade de Nagasaki, no Japão, em 1954. Aos 5 anos de idade, porém, se mudou com a família para a Inglaterra, razão pela qual cresceu sob a influência das duas culturas. O escritor voltaria para a sua terra natal quase 30 anos mais tarde. O Japão pós-Guerra foi tema dos livros A Pale View of Hills(1982) e An Artist of the Floating World (1986), seus dois primeiros romances publicados.

No Brasil, o escritor tem cinco obras lançadas, todas pela editora Companhia das Letras: Quando éramos órfãos (2000), Noturnos (2010), O gigante enterrado(2015), Os vestígios do dia (2016) e Não me abandone jamais (2016). As duas últimas viraram filmes em 1993 e 2010, respectivamente, com contribuições do próprio Ishiguro para as adaptações dos roteiros.

Após receber o Man Booker Prize, em 1989, pelo livro Os vestígios do dia, Kazuo Ishiguro tornou-se um best-seller mundial. A escolha do escritor nipo-britânico para receber o Nobel sucede a controversa decisão de laurear o músico norte-americano Bob Dylan, em 2016.

Fonte: TAG Et Cetera

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s