Resenha: O Menino da Lista de Schindler

Livro: O Menino da Lista de Schindler
Autor(a): Leon Layson com Marilyn J. Harran e Elisabeth B. Leyson
Editora:
Rocco
Páginas: 253

Nota: 4
(1.Não gostei 2.Gostei pouco; 3.Gostei; 4.Gostei bastante; 5.Adorei)

Necessário…
…como todos os livros escritos sobre essa temática. Foi indicação de uma professora e levei pra ler nas férias em casa. Terminei em um final de semana por dois motivos. A leitura é simples e fluida, e quando digo simples não quero dizer que não é uma história bem trabalhada, apenas que não é o tipo de leitura rebuscada e que seja necessária uma digestão maior. Segundo porque o tema por si só chama atenção, pelo menos a mim, que gosto de ler livros sobre o Holocausto, não porque eu seja masoquista ou porque goste do que aconteceu, mas porque me interesso pelo assunto e acredito de verdade que é necessário revisitá-lo sempre para que NÃO ACONTEÇA NUNCA MAIS!!!.

Enfim, o livro conta a história de Leon Leyson, o menino mais jovem que foi salvo por Oskar Schindler. Ele cita em alguns momentos, inclusive, o filme A Lista de Schindler, que eu, vergonhosamente, não tinha visto até então e tive que assistir assim que terminei o livro… Que filme, meus senhores! Fica aqui minha recomendação! Leon era o mais novo de uma família de quatro irmãos e moravam em vilarejo chamado Narewka e tinha apenas 10 anos quando o exército Alemão ocupou a Polônia. Vamos acompanhando com ele os horrores que foram sendo impostos aos judeus nessa época, que na minha opinião, foi uma das piores da humanidade. Através de suas palavras vamos sentindo as perdas dos direitos, da dignidade, da humanidade de um povo. A narrativa é até amena perto de outros livros que tratam dessa mesma temática, mas não deixa de ser impactante e impressionante, já que sabemos como as coisas aconteceram.

O que fica pra mim desse livro é a coragem desse povo que não perdeu as esperanças até o ultimo minuto desse trágico capítulo de nossa história e a pessoa de Oskar Schindler, alemão, ariano, que tinha tudo para ser um monstro como tantos outros, mas que escolheu usar toda sua fortuna para salvar vidas. O Menino da Lista de Schindler é um diário e um lembrete de tudo que foi feito e que jamais deve ser repetido. A leitura é necessária, além de recomendada fortemente!

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s