Livro: Corte de Asas e Ruína
Autor(a): Sarah J. Maas
Editora: Galera
Páginas: 686
Nota: 4
(1.Não gostei 2.Gostei pouco; 3.Gostei; 4.Gostei bastante; 5.Adorei)
É daqueles que você quer MUITO saber o que vai acontecer…
… Mas não quer ler rápido pra não acabar logo porque sabe que vai sentir uma ressaca literária e saudade dos personagens!!!
Mais uma vez enalteço a escrita da autora Sarah J. Maas. Ela sabe usar as palavras e os recursos literários capazes de prender sua atenção a ponto de você não querer fazer mais nada a não ser continuar lendo! Fazia bastante tempo que não me sentia assim com alguma leitura e confesso que foi um período bastante gostoso curtir essa história e suas personagens bem trabalhadas.
Com o final AVASSALADOR do segundo livro, você começa esse terceiro em pânico pra saber o que vai acontecer e a autora parece saber disso e assume uma narrativa mais acelerada e ágil que faz com que você não consiga tirar os olhos das páginas. Nele há um crescimento de personagens, como por exemplo as irmãs de Feyre, muito grande e o envolvimento dessas personagens com os demais da história também é bastante interessante. Outro ponto alto da leitura é que a autora preenche várias lacunas contando a história das várias cortes e seus Grão Senhores. Aliás, você visita alguns desses lugares e as descrições são de tirar o fôlego. Sei que vou parecer repetitiva, mas a narrativa da autora é realmente muito boa e ela consegue fazer você sentir medo, ansiedade, alívio e até faz você derramar algumas lágrimas com certas descrições. Neste livro, uma cena com o Suriel me fez chorar, literalmente.
A história toda vai crescendo de forma empolgante a culminar numa guerra avassaladora que pode destruir Prythian e seu povo e arrastar nossos personagens queridos juntos! Vale ressaltar que a autora descreve muito bem cenas de batalhas e guerra e há perdas significativas, não só físicas, mas psicológicas e emocionais, afinal, uma guerra deixa cicatrizes que muitas vezes vão além da pele e deixam marcas muito mais profundas. A autora trabalha esses sentimentos muito bem nos personagens e eu gosto muito do fato de diversas situações não se desenrolarem da forma como esperamos. Afinal, a vida não é um docinho de coco e muito menos cor-de-rosa.
Deixo apenas uma ressalva, quanto ao final do casal principal, que achei deveras clichê e como a autora trata de muitas situações de forma diversificada, imaginei que poderia ter usado de sua criatividade característica para um desfecho mais interessante e menos forçado. Mas não dá pra desmerecer toda uma história bem trabalhada até esse momento e depois dele com os demais personagens por conta desse ponto específico, que confesso, deixou a desejar pra mim.
Afora isso, recomendo muitíssimo a leitura dessa trilogia por todos os motivos já citados em minhas resenhas. Vale muito a pena!!
Que bom que curtiu a leitura. Realmente é muito bom quando encontramos um livro que causam todas essas sensações. A ressaca… faz parte, depois a gente supera. O importante é ter essas experiências impares. Não conheço o trabalho da Sarah, porém, com essa resenha ela já entrou na minha lista de “autores a conhecer” Muito obrigado pela dica e parabéns pelo texto. Assim, como a Sarah, você também sabe “usar as palavras”. Abraço!
http://www.depoisdocafe.com