Livro: O Senhor dos Anéis – A Sociedade do Anel
Autor(a): J. R. R. Tolkien
Editora: Martins Fontes
Páginas: 632
Nota: 5
(1.Não gostei 2.Gostei pouco; 3.Gostei; 4.Gostei bastante; 5.Adorei)
Realmente maravilhoso!
Eu tentei ler Senhor dos Anéis não uma, mas quatro vezes desde os meus 19 anos e a indicação de um amigo querido. Assisti os filmes, amei a história, amo tudo que envolve o autor e como ele criou esse mundo simplesmente fantástico, mas a leitura não ia de jeito nenhum. Confesso minha extrema dificuldade em ler autores muito descritivos, mas acho que também não era a época certa. Consegui ler O Hobbit e impressionantemente rápido, mas quando iniciava A Sociedade do Anel, travava nas primeiras 30 páginas e não ia mais. Não vou dizer que dessa vez, que prometi, seria minha última tentativa, eu não tive algumas dificuldades. Não é o tipo de livro que eu não consigo largar e que vou pegar pra ler em qualquer oportunidade. Tive nas primeiras 300 páginas que me forçar a pegar ele pra ler e não desistir. Mas quando começava, a leitura deslanchava fácil e interessante, diferente do que imaginei e fui ficando empolgada. E a partir daí, fiquei apaixonada pelos personagens e história e não consegui largar mais.
Sim, Tolkien é extremamente descritivo, porém é uma descrição necessária e que vai ser usada ao longo da história. Não é simplesmente uma encheção de linguiça, são detalhes que vão te ajudar a entender muitas coisas ao longo da jornada. O que me cansou realmente e que fiquei um pouquinho entediada foram as músicas. Muita música, Sr. Tolkien. Mas até elas tem um propósito e isso amenizou um pouco meu tédio kkk
Sobre a história: é encantadora, impressionante, cheia de tantos detalhes que se torna quase real. É belamente contada e extremamente bem amarrada. Não há uma ponta solta e o que fica de dúvidas neste primeiro livro é somente porque a história ainda não terminou e tenho a certeza de que serão sanadas nos próximos livros. Sobre as personagens: são reais, bem delineadas, apaixonantes. Tolkien consegue fazer você sentir o que sentem, ter medo, angústia, amor por eles e sei que é o tipo de personagem que vou sentir muitas saudades depois.
Sobre a Terra Média: acho, sinceramente que apesar de ser uma linda história com belos personagens, tudo, absolutamente tudo gira em torno da Terra Média. A história é sobre a Terra Média e ela é a personagem principal dessa história. E por isso tantos detalhes, tantas descrições de cada pedacinho desse lugar fantástico e por isso a impressão de que existe, é real, e quem dera pudéssemos visitá-la e passar uns bons tempos por lá, pelo menso em algumas partes, como o Condado, Valfenda, Lothlórien.
Enfim, estou encantada, fascinada e já querendo iniciar As Duas Torres. Sinto que dessa vez, Tolkien me conquistou de vez e fico muito feliz por isso. Não podia ser uma bibliotecária completa, sem ter lido uma das maiores obras literárias de todos os tempos!
Estou ansioso para ler a sua resenha dos outros dois volumes.
Quando comecei a ler achei que não fosse gostar do livro por ele ser bem descritivo. O começo é mais difícil mas valeu a pena, senti que se estivesse viajando mesmo. E realmente me apeguei aos personagens e a amizade entre eles.