Resenha: Contos de Amor e Morte

Livro: Contos de Amor e Morte
Autor(a): Horácio Quiroga
Editora:
Abril
Páginas: 208

Nota: 4
(1.Não gostei 2.Gostei pouco; 3.Gostei; 4.Gostei bastante; 5.Adorei)

Não conhecia nada do autor e depois de voltar dos longos mergulhos na alma com Clarice Lispector, Quiroga foi um jorro de realidade. Enquanto Clarice explora psicologicamente sensações e personagens, Quiroga retrata de forma natural e incisiva os acontecimentos, alguns normais ao nosso dia a dia e outros nem tanto. Mas a comparação foi apenas para dar início a resenha e ter um balanço do que li este mês para o Desafio Literário, pois não há, de forma alguma como comparar os distintos talentos desses dois autores.

Há um pouco de tudo nos contos desta obra: amor, crueldade, insanidade, exploração, desgraça, doenças e morte. A lista ainda poderia continuar, mas o que realmente vale a pena destacar é a força da narrativa de Quiroga. Em todos os seus contos é possível notar aquele golpe decisivo que deixa o leitor atordoado ao final da leitura, além de, desde as primeiras frases, colocar o leitor dentro da cena vivendo cada momento da curta história. Admiro bastante autores que conseguem fazer isso com o uso das palavras.

Tenho que confessar que apesar disso, achei alguns dos contos enfadonhos e por esse motivo a classificação de quatro estrelas. Mas também há contos excelentes, como é o caso de “O solitário”, onde quiroga age com extrema habilidade criando uma tensão no conto que explode numa cena final surpreendente, e “O Travesseiro de Pluma” em que o autor trabalha através de um jogo de palavras que prenuncia um desfecho terrível. Fiquei boquiaberta neste último.

Gostei bastante de conhecer o autor e seus contos e com certeza, recomendo sua leitura!

2 comentários em “Resenha: Contos de Amor e Morte

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.