Resenha: A Arte de Criar Leitores

Livro: A Arte de Formar Leitores
Autor(a): Goimar Dantas
Editora:
Senac
Páginas: 280

Nota: 5
(1.Não gostei 2.Gostei pouco; 3.Gostei; 4.Gostei bastante; 5.Adorei)

Esse livro transborda amor. Amor por livros e por leitura e apesar de aparentar ser apenas para educadores e pessoas que trabalham com informação, ele é muito mais que isso. É claro que para quem trabalha nesta área ele é um prato cheio e acho que todos deveriam ler, mas ele foi feito para um propósito ainda maior! É para todos aqueles que, apaixonados pelo universo dos livros e o amor pela leitura, desejam compartilhar isso com outras pessoas.

Goimar Dantas, nos presenteia nessas páginas, com o resultado de sua própria experiência como leitora e muita pesquisa sobre o assunto, pois trata em capítulos recheados de informação, desde a criação das histórias mais famosas e antigas até o universo moderno e a contribuição dos booktubers, perspassando pelo cinema, as mudanças nos perfis das heroínas, a beleza da poesia e a importância dos primeiros contatos da leitura que acontecem, ou deveriam, em casa. Além disso, traz dicas práticas e extremamente importantes para todos aqueles que buscam compartilhar o gosto e o amor pela leitura e pelos livros, sejam estes educadores ou não.

A “ponte para o pote de ouro” é como a autora intitula um capítulo e chama você a conhecer o universo da mediação de leitura e quem são esses mediadores. Eles estão por toda a parte e podem ser qualquer pessoa. Basta falar de livros com paixão, entusiasmo e amor. Podem ser professores, bibliotecários, contadores de história, mas também podem ser escritores, booktubers, vendedores de livros, pais, avós, tios, padrinhos, irmãos, amigos, cuidadores, enfim… qualquer um com muita paixão pelos livros. É claro, que também há algumas exigências. É preciso respirar leitura, debruçar sobre livros, conhecer sobre o assunto, estar a par das novidades, estudar e se aprimorar sempre! Afinal, não há possibilidade de formar um leitor, sem o ser.

E é com esse amor transbordando nas palavras e pelas páginas que misturam pesquisa com relatos de experiências, que Goimar Dantas nos faz mergulhar nesse mundo maravilhoso, nos enchendo de ideias, de entusiasmo e renovando essa eterna busca por despertar no outro o encantamento e as delícias do universo mágico dos livros, com o intuito de contribuir para a construção de cidadãos mais conscientes, mais críticos e consequentemente, mais livres.

Super recomendo a leitura!!

Um comentário em “Resenha: A Arte de Criar Leitores

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.