COLUNA “Entre Aspas”

Jornal Tribuna Liberal de Sumaré pag. 12

Dica de Leitura: O Submarino do Juquinha & Natal Eterno – Cadu Lima

Hoje conheceremos melhor o autor Cadu Lima da cidade de Sumaré e seus dois primeiros livros lançados! Carlos Eduardo de Lima dos Santos é casado com Graziela e nascido em São Caetano do Sul – SP, mas já vive em Sumaré há 15 anos. Formado em Ciências Contábeis pela Faculdade Anhanguera, também concluiu o curso de Formação Pedagógica em Matematica pela Universidade Cruzeiro do Sul.  Atualmente estuda Licenciatura em Letras Português/Inglês também pela Universidade Cruzeiro do Sul e é professor de matemática, ciências, tecnologia e eletivas do 6º ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio na rede pública desde 2018.  Cadu Lima também  já participou de mais de 50 antologias de contos e poesias pelo Brasil afora, sendo que seu primeiro livro solo, o livro infantil “Natal Eterno”, foi publicado em 2019 pela Editora Arkanus, de São Paulo. O segundo foi publicado em 2020 e se intitula “O Submarino do Juquinha”, pela Editora Expressividade, de Florianópolis. Cadu Lima também foi nomeado presidente  da Associação Amigos da Biblioteca de Sumaré.

Vem comigo conhecer um pouco mais desse autor da nossa região nessa entrevista:

Como a literatura entrou em sua vida?
CADU LIMA: A Literatura em minha vida deu início ainda quando estava no ensino fundamental, mais ou menos na 2ª ou 3ª série, quando por incentivo da minha mãe ganhei uma coleção de livros infantis. Mais tarde, professoras muito queridas, principalmente Maria Aparecida Adomaitis de Araújo e Nair Branti, me incentivaram a escrever quando elogiavam as minhas redações e aquilo me animou a continuar escrevendo.

Como é sua rotina para escrever? Você tem alguma rotina para escrever, alguma disciplina, um horário determinado ou escreve quando surge oportunidade?
CADU LIMA: Não tenho uma rotina, quando surge uma oportunidade eu escrevo.

Quanto tempo demora para concluir um livro?
CADU LIMA: Uma historia curta e infantil como Natal Eterno e O Submarino do Juquinha no mesmo dia fica pronta, dependendo da inspiração e as vezes vou ajustando, mudando uma coisa aqui e outra ali depois de pronta. Não escrevi nenhum romance longo ainda, mas pretendo. Nesse momento estou juntando algumas poesias já escritas para uma coletânea. Para selecionar os poemas pode ser um ou dois dias, analisando erros e outras coisas.

As histórias “se escrevem” sozinhas ou você pensa na trama inteira?
CADU LIMA: Às vezes penso na trama inteira, já em outras oportunidades a história parece que “se escreve sozinha”.

De onde vem a inspiração?
CADU LIMA: A inspiração vem do cotidiano e de outros livros às vezes.

Quais são seus livros e autores/autoras favoritos?
CADU LIMA: Meus livros favoritos são: Bíblia, Crônicas de Nárnia de C.S. Lewis, a saga Harry Potter de J.K. Rowling, livros do Tolkien, Júlio Verne, Agatha Christie, gosto de autores clássicos nacionais como Machado de Assis, Cecília Meireles, Carlos Drummond de Andrade, Monteiro Lobato, Braulio Bessa e também gosto dos universos DC e Marvel, Maurício de Souza, Ziraldo, entre muitos outros!

Tem planos para livros futuros?
CADU LIMA: Sim, inclusive de poesias e contos, além de outros infantis e uma história em quadrinhos e livros feitos em parcerias com outros autores.

Conhecemos um pouco mais dessa autor regional, e agora vamos conhecer suas duas obras já lançadas:

O Natal passou, mas o livro “Natal Eterno”, de Cadu Lima, é para ser lido o ano inteiro. Uma bela mensagem natalina que pode emocionar crianças, jovens e adultos. O livro nos proporciona uma viagem para um mundo fantástico onde estarão presentes elementos inspirados no Natal cristão e no Natal comercial. A mensagem do livro, como o título sugere pode ser lido o ano inteiro, não apenas no Natal. Alvinho se depara com um dilema, bem próximo da chegada do Natal: onde estaria seu pai? De repente, uma luz surge em sua janela e a partir daí uma história de aventura e fantasia se inicia que traz uma linda reflexão sobre o verdadeiro sentido do Natal, tanto para crianças quanto para adultos.

Em “O submarino do Juquinha”, Juquinha e seus amigos viajam ao fundo dos mares, sendo conduzidos ao início de inúmeras aventuras onde a curiosidade e o amor pela natureza marinha os farão descobrir a verdadeira vocação. Em uma linguagem singela que se complementa com as ilustrações (que podem ser coloridas pelas crianças, aumentando a experiência literária), o livro traz a reflexão sobre o respeito e amor que devemos ter por nossa natureza e nossos irmãos animais. 

Para maiores informações sobre o autor e suas obras:
CADU LIMA
Whatsapp: (19) 98107-9448
Instagram: @escritorcadulima
Facebook: Cadu Lima

Para adquirir os livros, também pode ser com o próprio autor, ou através das formas abaixo:
https://www.livrariadabok2.com.br/natal-eterno
https://www.editoraexpressividade.com.br/pagina-de-produto/o-submarino-do-juquinhha

Também estão a venda nas plataformas Submarino, Lojas Americanas, Mercado Livre e Estante Virtual!!

EVELYN RUANI
Bibliotecária e leitora compulsiva! Apaixonada por livros e palavras.
SERVIÇO
Blog: http://blogentreaspas.com
Instagram: @blog_entreaspas
Email: entreaspasb@gmail.com

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.