NÃO-FICÇÃO

Não sei se já falei dele aqui no blog, mas é um dos autores que mais amo e admiro, talvez influenciada pelo amor e devoção dele à leitura e bibliotecas, tanto que é Diretor da Biblioteca Nacional da Argentina. Afora isso, é ensaísta, tradutor, editor e romancista.

É autor de obras referenciais como “Uma história da leitura”, meu não-ficção favorito da VIDA, que conheci na faculdade de Biblio e “A Biblioteca à Noite” que foi tema de uma exposição LINDÍSSIMA no SESC da Paulista. Me emocionei muito nessa exposição, pois compartilho do amor pelos livros e leitura de Manguel.

Tudo isso e como se não fosse o suficiente, em sua adolescência em Buenos Aires, lia em voz alta para o escritor Jorge Luis Borges quando não conseguia mais ler por já estar praticamente cego!! É muito amor 💜💜💜

Outro livro maravilhoso e não ficção que amei é “O Livro e os Dias” a premissa do livro é “um ano de leituras prazerosas”. São 12 livros sobre os quais Manguel vai falando como um diário, contando seus dias e os livros, passando por cidades e países que está visitando, falando dos cenários e contextualizando com as leituras. É impossível não se apixonar e querer ler os livros sobre os quais ele fala. Inclusive não ficam só nos 12, o autor acaba fazendo citações de muitos outros livros e autores.

Fiquei super feliz de ver um autor brasileiro entre esses livros. Machado de Assis e seu MARAVILHOSO “Memorias Póstumas de Brás Cubas”. Meu favorito do autor. E também favorito de Manguel (@realidadeliteral corre aqui) que tem 5 exemplares na sua biblioteca particular. Ele faz comentários pertinentes e lindos sobre o livro e exalta o autor.

Enfim, sou fã demais do autor pra não amar qualquer coisa que ele escreva. Ficção ou Não-Ficção 💜

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.