COLUNA “Entre Aspas”

Jornal Tribuna Liberal de Sumaré pag. 12

Dica de Leitura: Escuridão Total sem Estrelas – Stephen King

Aproveitando que dia 31/10 foi dia das bruxas, o famoso Halloween, trago uma indicação de leitura do mestre do terror: Stephen King!  

Eu adoro a narrativa de Stephen King e acho sinceramente um autor sensacional e extremamente criativo em seus mundos e histórias, mas nesse livro específico, não houve muita invenção. Acredito mesmo que ele nos trouxe um tanto da vida como ela é e acho que isso é muito mais aterrorizante que qualquer monstro ou histórias sobrenaturais, porque está ali, ao nosso alcance.

São 4 contos que poderiam ser livros separados, mas que compuseram com maestria esse livro cujo título vim a entender somente nas linhas finais do posfácio e faz todo sentido. Em 1922, um dos meus favoritos pela crueza da narrativa, ele nos conta a história de um fazendeiro que para manter suas terras consegue convencer seu próprio filho a ajudá-lo num crime hediondo e esse crime vai perseguir a ambos pelo resto de suas vidas. Um ato, uma escolha e toda uma história é modificada para sempre. As cenas neste são bem aterrorizantes e dignas de um bom terror, mas o ato em si e a mente má do ser humano são ainda piores.

Gigante no volante eu devorei em uma hora! Simplesmente não conseguia largar e precisava seguir lendo pra chegar à conclusão dessa história que foi fenomenal. Neste, temos uma escritora que vai fazer uma palestra em uma biblioteca pública na cidade vizinha e na volta pra casa, pegando um atalho ensinado pela bibliotecária, seu pneu fura e a ajuda que aparece vai ser o seu eterno pesadelo. Tenho que chamar atenção aqui para o poder narrativo de Stephen King que nos faz sentir o que seus personagens sente e algumas cenas desse conto me arrancaram lágrimas.

Em Extensão Justa temos uma ideia brilhante e um conto com humor sarcástico e cruel. Streeter, nosso protagonista, foi diagnosticado com câncer e está em seus últimos momentos quando se depara com um guarda-sol amarelo e uma placa que diz “Extensão Justa/Preço Justo” e decide parar na estrada vazia. Essa parada mudaria sua vida para sempre e mais que isso a vida de outras pessoas. Como construir a sua felicidade sobre a infelicidade alheia? Esse conto é genial e é impossível não refletir sobre muitos pontos. Preciso dizer que o conto se passa em Derry e que ninguém me tira da cabeça que o dono dessa placa e desse negócio macabro é um certo “pior palhaço do mundo”.

O último conto, Um bom casamento, é para nos tirar do lugar comum e nos fazer refletir sobre uma frase escrita pelo próprio King, em seu posfácio que mais parece outro conto desse livro: “É impossível conhecer alguém completamente, até mesmo aqueles que amamos”. Neste temos um casal comum, cuja história vai sendo contada e que nos lembra muitos casamentos que conhecemos por aí, uma vida pacata, uma felicidade tranquila, filhos criados e na faculdade. O marido vai fazer uma viagem à trabalho e numa busca na garagem, Darcy descobre com quem realmente está vivendo nos últimos 27 anos de casamento. E que descoberta meus senhores. E que sangue frio!

Não preciso dizer o quanto recomendo a leitura desse livro, o quanto amo a narrativa desse autor e o quanto esse livro, bem a vida como ela é, é um tipo de terror que nos assombra por muito tempo. Escuridão Total sem Estrelas se explicou no último parágrafo do posfácio, quando King está conversando diretamente conosco, seus leitores:

“Tudo bem, acho que já ficamos aqui embaixo na escuridão por muito tempo. Há todo outro mundo lá em cima. Pegue minha mão, fiel leitor, e ficarei feliz em levá-lo de volta à luz do sol. Estou feliz em ir pra lá, porque acredito que a maioria das pessoas é essencialmente boa. Sei que eu sou. É quanto a você que não tenho tanta certeza”.

Um Rei.

Vou ficar muito feliz se me escreverem contando o que acharam da leitura!! E se por acaso quiserem alguma leitura específica, podem me pedir pelo email!! Boa semana e ótimas leituras!!

EVELYN RUANI
Bibliotecária e leitora compulsiva! Apaixonada por livros e palavras.
SERVIÇO
Blog: http://blogentreaspas.com
Instagram: @blog_entreaspas
Email: entreaspasb@gmail.com

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.