COLUNA “Entre Aspas”

Jornal Tribuna Liberal de Sumaré pag. 12

Dica de Leitura: Antes dela Partir – Flávia Tironi

Hoje conheceremos melhor a autora Flávia Tironi e seu livro Antes dela Partir. Flávia Tironi, tem 36 anos, é casada e mãe de um pequeno. É Designer de Moda, formada pelo Centro Universitário UNA de Minas Gerais, e Escritora. É autora do livro Antes Dela Partir, seu primeiro romance de fôlego, publicado em formato e-book na Amazon e do Spin-off referente ao mesmo, Azul Infinito, com previsão de lançamento na mesma plataforma em dezembro. Recentemente aceitou o convite para ser Colunista fixa no site da Parceira @rasdesenvolvimento e mantém um Blog que abastece com posts mensais. Outras experiências significativas incluem o miniconto Distâncias escrito para o Itaú Cultural e dois contos infanto-juvenis ainda não finalizados. Também escreve fanfics inspiradas em livros e séries. Seu próximo livro, com título a definir, já está sendo escrito e trata-se de um romance contemporâneo YA ambientado em Galway, na Irlanda.

Vem comigo conhecer um pouco mais dessa autora:

Como a literatura entrou em sua vida?

FLÁVIA TIRONI: Através dos meus pais. Meu pai sempre me contou histórias na infância e eu adorava ouvi-las. Posteriormente, já na escola, me tornei uma assídua frequentadora da biblioteca e fazia empréstimos constantemente.

Como é sua rotina para escrever? Você tem alguma rotina para escrever, alguma disciplina, um horário determinado ou escreve quando surge oportunidade?

FLÁVIA TIRONI: Não tenho uma. Eu estou constantemente escrevendo coisas aleatórias ou pensando em escrever. Penso que inspiração sempre faz com que o texto flua melhor e transmita mais emoção. Mas se você pensa em ser um profissional da escrita é necessário sim ter uma rotina porque sem ela, além de você levar mais tempo para concluir projetos, ficará a mercê de sua criatividade e para o mercado editorial isso não funciona.

Quanto tempo demora para concluir um livro?

FLÁVIA TIRONI: Bom, eu concluí apenas um até agora…rsr e ele me tomou três anos. No entanto, depois que lancei ele na Amazon, logo senti o desejo de ter outras histórias porque é assim que o autor vai ficando conhecido. Comecei a estruturar melhor minhas tramas e com isso ganhei tempo.

As histórias “se escrevem” sozinhas ou você pensa na trama inteira?

FLÁVIA TIRONI: É uma junção, creio eu. Tem ideias que surgem muito claramente e você as escreve e as reserva com a certeza de que serão usadas no momento certo da trama. Outras requerem a melhoria e em alguns casos a exclusão. Pela minha experiência, acho importante saber para onde ir ou você corre o risco de se perder pelo caminho. Pontuar fatos importante através de uma storyline é uma excelente forma de vislumbrar a história com um todo.

De onde vem a inspiração?

FLÁVIA TIRONI: De tantos lugares, nossa! Atualmente dos livros que leio, das músicas que escuto, das pessoas com as quais converso e principalmente das histórias aleatórias que escrevo com amigas. Se soubermos observar, até num momento de oração você pode ter um bom insight. Minha dica é: anote, pois do contrário, a ideia se perde.

Quais são seus livros e autores/autores favoritos?

FLÁVIA TIRONI: Livros quero citar três: Por lugares incríveis da Jennifer Niven, Um mais um da Jojo Moyes e Hibisco Roxo da Chimamanda Ngozi. Paulo Coelho (li muito na adolescência), Jojo Moyes (foi a autora que mais me inspirou enquanto estava escrevendo Antes Dela Partir), J.K. Rowling, C.S. Lewis e Neil Gaiman.

Tem planos para livros futuros?

FLÁVIA TIRONI: Alguns… rsr. Além do Spin-off Azul Infinito que pretendo lançar ainda este ano em formato e-book na Amazon, estou escrevendo um romance YA que vai mesclar um pouco de misticismo indiano com a cultura irlandesa. O tema central é a busca de Winnie, a protagonista, por algo maior e que confira maior sentido à vida que ela julga sem graça. E como enquanto escrevo, outras ideias vão surgindo, recentemente fui contemplada por um insight quando uma parceira me contou sobre o tempo em que viveu numa cidadezinha na Itália e eu fiquei completamente apaixonada. Afora isso, também tenho a intenção pulsante de escrever um livro infantil inspirado no meu filho de 2 anos, cujo título provisoriamente é Nico e A esponja mágica.

Resenha

Antes dela partir foi uma grata surpresa, pois a narrativa da autora me cativou desde o começo. Uma escrita clara, objetiva, muito bem estruturada, com diálogos e momentos de reflexão bem equilibrados, fiquei encantada. Além disso, a forma como a autora escolheu nos mostrar a história pelo olhar de praticamente todos os seus personagens, é bastante empolgante e nos faz conhecer todos os seus aspectos mais profundamente do que se tivéssemos conhecido apenas por uma visão.

Dito isto, vamos a história: Cameron (ou Cam, Cammy), é uma garota de 17 anos que está iniciando sua carreira como bailarina na cidade de São Francisco nos Estados Unidos, quando um sério problema de saúde a acomete e seus sonhos são todos interrompidos definitivamente. A perda precoce e súbita de Cam, deixa Sebastian, seu irmão mais velho, e sua família desestabilizada devido a dor profunda e a incompreensão de todos os pontos dessa história.

A partir de então, acompanhamos o desenrolar dessa história, conhecendo seus personagens e mergulhando em algumas reflexões com eles. Sebastian é um arquiteto famoso e trabalha em uma empresa montada em sociedade com dois amigos muito próximos: Stel e Sean que vão ajudá-lo a percorrer uma parte desse luto. Stel, minha personagem favorita diga-se de passagem, é mais que uma amiga e os dois vivem um relacionamento casual mas cheio de atribulações e uma situação bem difícil. Conforme os fatos vão se desenrolando e Sebastian vai descobrindo alguns segredos que desconhecia de sua irmã apesar de serem tão próximos, vamos nos aprofundando na história e nos cativando por seus personagens.

O que achei mais bacana no livro é que ele não é previsível e por várias vezes me vi achando que sabia o rumo que a história estava tomando e ela na verdade estava indo pra outro lugar. É claro que Sebastian vai encontrar um amor no meio de todos esses acontecimentos e isso vai trazer ainda mais drama e romance para a trama central do livro, mas também vai nos fazer refletir sobre muitos aspectos da vida, inclusive no âmbito espiritual. Não, o livro não é um livro espírita, mas traz algumas situações de além vida que dão um toque especial para a história.

Entre romance, dramas familiares, escolhas difíceis, algumas cenas engraçadas e outras extremamente tristes, somos envolvidos completamente e todas as respostas são respondidas pela ótima narrativa da autora. Devo confessar que os personagens principais da história não foram os meus favoritos nem de longe, embora super bem construídos. Algumas decisões desse trio me deixaram inconformada e até um pouco irritada e foi difícil pra mim perdoá-los, apesar de conseguir entender as suas motivações. De todos, Stel e Sean foram os meus escolhidos e adoraria ler mais sobre eles em alguma outra história da autora. Inclusive teremos spin-off do Sean em dezembro, chamado Azul Infinito, e já quero ler!!!

No geral é uma história muito bonita, permeada de acontecimentos e bem estruturada pela narrativa da autora que não deixa pontas soltas. Super recomendo a leitura.

Para maiores informações sobre a autora e suas obras:
FLÁVIA TIRONI
Instagram: @flaviatironiescritora
Site: www.flaviatironi.com.br

O E-book do livro “Antes dela Partir” está à venda na Amazon!

Vou ficar muito feliz se me escreverem contando o que acharam da leitura!! E se por acaso quiserem alguma leitura específica, podem me pedir pelo email!! Boa semana e ótimas leituras!!

EVELYN RUANI
Bibliotecária e leitora compulsiva! Apaixonada por livros e palavras.
SERVIÇO
Blog: http://blogentreaspas.com
Instagram: @blog_entreaspas
Email: entreaspasb@gmail.com


2 comentários sobre “COLUNA “Entre Aspas”

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.