COLUNA “Entre Aspas”

Jornal Tribuna Liberal de Sumaré pag. 12

Dica de Leitura: Apenas Uma Vez – Cleia Lira

Hoje conheceremos melhor a autora Cleia Lira e o primeiro livro do seu box Garotos de Jersey: Apenas Uma Vez! Cleia nasceu numa pequena cidade do interior de São Paulo chamada Arco-íris, porém adotou Sumaré como sua cidade. Aqui se casou e teve duas filhas. É professora e nas horas vagas lê, na verdade, segundo seu marido ela devora os livros esse é o seu vício, quando começa não consegue parar mais. E foi assim que se tornou escritora, leu tanto que um dia procurou uma história diferente para ler e como não achou, resolveu escrever e alguns meses depois surgiu seu primeiro livro: Sob Sua Proteção.  .

Vem comigo conhecer um pouco mais dessa autora:

Como a literatura entrou em sua vida?

CLEIA LIRA: A literatura sempre esteve presente na minha vida, amo ler e escrever se tornou uma consequência.

Como é sua rotina para escrever? Você tem alguma rotina para escrever, alguma disciplina, um horário determinado ou escreve quando surge oportunidade?

CLEIA LIRA: Eu gostaria muito de ter uma rotina, mas não sou disciplinada a esse ponto, já escrevi em muitas ocasiões diferentes e circunstâncias também, mas agora estou escrevendo com música coloco uma playlist e começo a escrever, não tem funcionado muito esse ano está complicado para escrever, mas espero ter mais tempo o ano que vem.

Quanto tempo demora para concluir um livro?

CLEIA LIRA: Depende muito do livro, alguns vem pronto na minha cabeça e é só escrever e outros levo mais tempo pensando, pesquisando e fazendo roteiros e esses levam um ano ou mais.

As histórias “se escrevem” sozinhas ou você pensa na trama inteira?

CLEIA LIRA: Bem que eu queria que as histórias se escrevessem sozinhas, mas não é assim que acontece, escrever é um trabalho solitário e longo, ninguém escreve um livro do dia pra noite. O que acontece é que algumas histórias já aparecem prontas na nossa cabeça com começo, meio e fim. Porém, ainda precisamos sentar para escrever elas.

De onde vem a inspiração?

CLEIA LIRA: É difícil mencionar apenas uma coisa, pois a inspiração chega de diversas formas,  pode ser pelas músicas, filmes, histórias e muito dos livros que leio.

Quais são seus livros e autores/autores favoritos?

CLEIA LIRA: Nossa tenho muitos, sou apaixonada pela literatura então sempre encontro um novo autor para me inspirar, mas se tivesse que citar alguns deles seria a Clarice Lispector com suas histórias que tendem a mexer com algo mais profundo no nosso íntimo, o Ernest Hemingway que consegue escrever as melhores histórias com uma precisão cirúrgica de palavras, a Carolina Maria de Jesus com uma escrita realista enfim tem muitos autores bons por aí para se inspirar. E meu livro favorito da vida é Senhora de José de Alencar.

Tem planos para livros futuros?

CLEIA LIRA: Eu tenho alguns rascunhos guardados para começar a escrever em 2021. Entre eles um livro infanto juvenil com uma protagonista adolescente negra, pretendo escrever um livro com contos que abordem diferentes temas enfrentados pelos adolescentes na escola. Essa ideia está esperando tem dois anos, acho que está na hora de mostrar ela para meus leitores.

RESENHA

Apenas uma vez é um romance rock star diferente e por isso me chamou atenção. Conta a história de Helena, uma jovem estudiosa com pais rigorosos e que nunca tinha feito nenhuma loucura na vida até a sua viagem de formatura. O destino era Las Vegas e Helena decide que viver esses dias como se não houvesse amanhã pra depois voltar a sua vida pacata, normal e regrada. O que ela não esperava é que na última noite dessa viagem, toda sua vida fosse modificada para sempre e de um modo irreversível.

Helena se descobre grávida de um cantor de uma banda famosa de Rock e vai descobrir da forma mais difícil que um simples instante pode se transformar em uma avalanche de acontecimentos capazes de soterrar sonhos e ilusões. O glamour de acompanhar um cantor de Rock esconde muitos conflitos e situações difíceis que ambos terão que aprender a superar pelo bem da criança que está por vir.

O ponto forte dessa história pra mim é como a autora mostrou que nem tudo são rosas e que só o amor não é capaz de resolver todos os problemas. Os personagens vão amadurecendo ao longo da narrativa, aprendendo com diversas situações “a vida como ela é” até que encontrem um certo equilíbrio e isso tornou tudo bem real, que é algo que gosto muito numa leitura.

Claro que o romance é o ponto chave da narrativa e vão ter cenas de arrancar suspiros daqueles que curtem esse gênero, mas além disso há também muito crescimento pessoal, diálogos interessantes e a busca por encontrar um equilíbrio entre dois mundos tão distintos. Gostei bastante e recomendo a leitura!

Para maiores informações sobre a autora e suas obras:

Wattpad: @Cleialira
Facebook: Cleia Lira
Instagram: escritora_cleialira
Site: cleialira.com.br
Podcast- Booklovers- disponível no Spotify- Castbox- iTunes
Seus livros estão a venda na Amazon!!!

Vou ficar muito feliz se me escreverem contando o que acharam da leitura!! E se por acaso quiserem alguma leitura específica, podem me pedir pelo email!! Boa semana e ótimas leituras!!

EVELYN RUANI
Bibliotecária e leitora compulsiva! Apaixonada por livros e palavras.
SERVIÇO
Blog: http://blogentreaspas.com
Instagram: @blog_entreaspas
Email: entreaspasb@gmail.com

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.