COLUNA “Entre Aspas”

Jornal Tribuna Liberal de Sumaré pag. 12

Dica de Leitura: Comentários a Respeito de Evelyn – Cah Muniz

Hoje conheceremos melhor a autora Cah Muniz e o seu livro Comentários a Respeito de Evelyn! Cah é autora em 07 antologias publicadas fisicamente entre 2017 e 2018 pelas editoras Empíreo, Futurama, Illuminare e pelos projetos “Sonhos Literários” e “Engenho das Palavras”. É umas das antologistas de Meu (Não Tão) Querido Ex, lançada em 2020. Tem 5 e-books publicados na Amazon, disponíveis para compra: Comentários a Respeito de Evelyn, Corações Sequestrados, SuperStar, Contos (In)Contáveis e A Paciente — primeiro livro da trilogia romântica que continuará em 2021.

Vem comigo conhecer um pouco mais dessa autora:

Como a literatura entrou em sua vida?

CAH MUNIZ: Meu pai era um livreiro viajante! Desde criança me vi cercada de literatura! Leio desde muito jovem e nunca mais parei. Resolvi escrever aos 13 anos, num concurso de poesias. Iniciei com elas, depois escrevi alguns livros (que claro, não deixaram a minha gaveta) e fiquei em um hiato de escrita… Até decidir criar coragem e dividir minhas histórias em 2018.

Como é sua rotina para escrever? Você tem alguma rotina para escrever, alguma disciplina, um horário determinado ou escreve quando surge oportunidade?

CAH MUNIZ: Eu tenho escrito muito. Nesta pandemia intensifiquei o meu ritmo, aproveitando a ausência em eventos e festas. Com isso criei um hábito delicioso e produtivo: amo escrever às 4/5 da manhã. Tenho mais inspiração neste horário e busco adaptar minha rotina para me sentar no notebook todos os dias (possíveis) e dar continuidade nas programações. Porém, quando surge mesmo a inspiração, se eu pudesse sequer sairia do escritório. Escreveria direto, rs.

Quanto tempo demora para concluir um livro?

CAH MUNIZ: Isso depende muito. Mas geralmente o livro inicial — escrito na  inspiração — costumo escrever em 40 dias. Depois entra a fase de revisões e esta demora mais, até dois meses inteiros. Entre escrever e publicar aí pode demorar anos.

As histórias “se escrevem” sozinhas ou você pensa na trama inteira?

CAH MUNIZ: Quando a inspiração chega, geralmente ela me traz uma “cena chave”. A partir desta cena é que desenvolvo todo o livro. Por exemplo: em “Comentários a Respeito de Evelyn” eu escutei inesperadamente a música “Three Times a Lady”, do Commodores. A cena que cito no livro surgiu na hora — sabia que os personagens estariam naquele momento, mas não sabia como eles chegariam até lá. Em romances é assim. Mas para contos, eu costumo “ouvir” a primeira e a última frase. E então escrevo o meio, rs.

De onde vem a inspiração?

CAH MUNIZ: Amo assuntos cotidianos. Sou uma observadora em restaurantes, bares, festas. Adoro ouvir “casos”, histórias de “romances que não deram certo”, “intrigas familiares”. O que outros chamariam de “curtir uma fofoca”, para um escritor, na verdade, é acervo de inspiração. Uma coisa que me ajuda também é ser inconformada com finais de filmes, por exemplo. Se curto a química dos atores em cena, eu guardo isso comigo — e depois costumo escrever uma história para eles. Boa parte dos casais que já divulguei nos meus romances possuem inspiração em atores que trabalharam juntos — e que eu quis oferecer minha própria narrativa.

Quais são seus livros e autores/autores favoritos?

CAH MUNIZ: Meus autores favoritos são modernistas e naturalistas e costumo me atrair muito mais por esse tipo de literatura. Amo a Lygia Fagundes Telles, Caio Fernando Abreu, Aluísio Azevedo, Edgar Allan Poe, Carlos Drummond de Andrade, Antoine de Saint-Exupéry, Machado de Assis, Mario de Andrade e claro… as Irmãs Brontë. Gosto de muitos livros, mas se eu tiver que levar apenas alguns comigo, eu levaria “O Pequeno Príncipe”, “O Morro dos Ventos Uivantes”, “Morangos Mofados” e “Venha ver o pôr do Sol”.

Tem planos para livros futuros?

CAH MUNIZ: É o que mais tenho! Em 2020 lancei 4 livros, sendo que um deles é o início de uma trilogia romântica (que contará com 2 spin-offs extras). Para 2021 a previsão é de 6 livros e 1 conto. Para 2022 já tenho a agenda cheia!

RESENHA

“Comentários a Respeito de Evelyn” é o romance de estreia da escritora Cah Muniz, que sigo no instagram e blog há algum tempo!! O enredo a princípio me pareceu super adolescente e clichê e quase pensei em não continuar por já estar um pouco saturada desse tipo de leitura e também por não ser o meu gênero favorito! Todos já sabem que romance romântico não é meu forte. Mas fico feliz de ter persistido na leitura, pois fui surpreendida ao longo da narrativa por uma história envolvente e de grande carga emocional.

A história é sobre um jovem engenheiro promissor, extremamente orgulhoso de sua carreira e conquistas profissionais, que retorna 12 anos depois a sua cidade Natal para o funeral de seu ex-diretor de escola que considera muito importante em sua trajetória de vida. Nesse retorno ao passado, Matt Harper reencontra sua antiga turma de amigos que durante a adolescência praticavam bullying nos colegas de escola, além de outros feitos que Harper já não se orgulha mais como antes.

Após o funeral, a turma marca um encontro num pequeno pub da cidade e lá acabam esbarrando nos colegas nerds que sofriam suas perseguições. Dentre eles, está a “santinha” Evelyn Fontaine, que agora não tem nada da garota tímida e desajeitada da escola. Rola um desafio proposto por um dos amigos de Harper pra que ele a conquiste e a leve para cama.

Foi esse começo que me desanimou, mas ao contrário do que pensei estar por vir, os acontecimentos que vão se desenrolando com a narrativa são bastante profundos, desenterrando segredos do passado que mudarão os conceitos de Matt e o farão encarar seus erros e crescer como ser humano. Em certos pontos me senti incomodada com a infantilidade do personagem e suas reações exageradas, mas que acabam por torná-lo mais verdadeiro. Afinal, ninguém é perfeito na vida real. Além disso são abordados diversos assuntos relevantes que tornam a história bastante significativa!

A narrativa é fluida, gostosa e cresce junto com o enredo. Me surpreendeu positivamente!

Para maiores informações sobre a autora e suas obras:

Link para Amazon: https://amzn.to/394Mpiw
Instagram: @cah.muniz.escritora


Vou ficar muito feliz se me escreverem contando o que acharam da leitura!! E se por acaso quiserem alguma leitura específica, podem me pedir pelo email!! Boa semana e ótimas leituras!!

EVELYN RUANI
Bibliotecária e leitora compulsiva! Apaixonada por livros e palavras.
SERVIÇO
Blog: http://blogentreaspas.com
Instagram: @blog_entreaspas
Email: entreaspasb@gmail.com

Um comentário em “COLUNA “Entre Aspas”

Adicione o seu

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: