Resenha: Só os Animais Salvam

Livro: Só os Animais Salvam
Autora: Ceridwen Dovey
Editora: @darksidebooks
Páginas: 240
Nota: 5/5 (💜)

“Só os animais podem nos dizer o que é ser humano”
Esse livro acabou comigo. São dez contos, cada um pela visão de um animal diferente e todos eles estão narrando um pouco do que foi sua vida, mas essencialmente sua morte. O nome dos contos é sempre “Alma de…’ e são ambientados durante as diversas guerras e conflitos que acometeram nosso planeta no último século, dentre elas a primeira e a segunda grande guerra, a guerra fria, entre outras e cada animal conta o seu ponto de vista de sua história e dos acontecimentos ao seu redor.

Além disso, trazem também um contexto bastante literário. Ao longo da narrativa encontramos trechos e indicações de livros e personagens, autores famosos como é o caso do conto “Alma de Tartaruga” que ela foge de casa porque queria morar com Tolstoi e acaba vivendo com Virgínia Woolf e George Orwell. No conto “Alma de Golfinho” ele conta sua história através de uma carta que escreve à Sylvia Plath…

A princípio fiquei um pouco perdida na dinâmica da narrativa, mas a história vai crescendo e tomando uma profundidade impressionante e é quando você começa entender a finalidade central dela: o que estamos fazendo com nosso mundo? Através dessas fábulas modernas, totalmente emocionais e cheias de pontos a refletir, conhecemos essas almas cheias de esperança, inspiração e compaixão que muitas vezes não encontramos em seres humanos.

Destaco dois contos que me arrancaram lágrimas e que são de uma beleza inenarrável: “Alma de Elefante” e “Alma de Papagaio” e dois contos que são geniais: “Alma de Tartaruga” e “Alma de Mexilhão”. Mas todos os contos são fantásticos à sua forma. Esse livro é uma construção inusitada com histórias de despedaçar o coração, mas extremamente necessárias. Recomendo muitíssimo a leitura.

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.