Resenha: A Casa dos Espíritos

Livro: A Casa dos Espíritos
Autora: Isabel Allende
Editora: @bertrandbrasil
Páginas: 448
Nota: 5/5 (💜)

Que livro meus senhores…
Começo essa resenha com uma pergunta: como pude ficar tanto tempo sem conhecer Isabel Allende? Gratidão às amigas Glaucia e Lúcia por me influenciarem a conhecer essa autora de narrativa forte e cativante.

Neste livro maravilhoso, somos apresentados a três gerações da família Trueba através das protagonistas femininas Clara, Blanca e Alba e do autoritário patriarca da família, Esteban. Impossível não se apaixonar por estes personagens fortes ao longo dessa narrativa incrível que perpassa por questões sociais, econômicas, políticas e de relacionamento humano, como o amor e o ódio.

Muito embora o título do livro dê a entender que leremos uma história sobrenatural, e ainda que este tema não abandone jamais a narrativa, principalmente através da personagem Clara que desde pequena demonstrou uma sensibilidade e clarividência, não é o foco central dessa saga familiar. Allende contextualiza a narrativa com a história do Chile que culmina num golpe de Estado em 1973, instalando a ditadura.

E é justamente nesse ponto, nas últimas cem páginas do livro, que está toda a grandiosidade e beleza dessa história que vai sendo aos poucos construída desde as páginas iniciais. Impossível não ler com lágrimas nos olhos, não sofrer as dores e agruras de uma ditadura militar narrada tão brilhantemente por Allende com detalhes e reflexões que nos atingem de uma forma avassaladora.

Livro que foi pra lista dos favoritos com certeza e que recomendo demais a leitura!
#blogentreaspas#literaturalatina#mulheresnaliteratura 🌹


Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.