
Autor: Valdinei de Freitas
Editora: @ideeditora
Páginas: 480
Nota: 5/5
Neste livro espírita vamos acompanhar a saga da bem sucedida família Garcez, cujo patriarca orgulhoso administra os trabalhos na fazenda Mar da Espanha, conseguida com muito esforço e muito trabalho duro. José Garcez se esforçou também para passar os valores de dignidade e trabalho a seus filhos gêmeos. Um desses filhos, o que mais lhe ajudava na fazenda, decide tomar um rumo diferente ao que o pai desejava e após uma discussão acalorada e um ato intempestivo, a vida dessa família mudaria para sempre.
Acompanhamos então uma família aprendendo através de um sofrimento terrível o custo de um único instante. A leitura nos traz muitas reflexões sobre nossos atos impensados e o poder das palavras, mas também nos traz o alento do perdão possível e do recomeço apesar de todas as dificuldades do tempo, da distância e da separação.
Confesso que escolhi o livro pela capa pois as histórias da segunda guerra mundial e do holocausto me chamam atenção, mas apenas com o avançado da história vamos entender o que essa capa significa. Após momentos de muita dor e muita emoção, vamos descobrir que esta não é a primeira vida dessa família juntos e que sofreram no Gueto de Varsóvia sofrimentos bem mais terríveis e que trouxeram para este plano algumas arestas a serem aparadas.
A história é muito bonita, principalmente a parte da vida anterior vivida na longínqua Polônia no terrível Gueto de Varsóvia que nos traz imensa reflexão sobre muitas vertentes de nossa vida. A forma como a história do passado se encaixa perfeitamente com a vida atual da família Garcez é muito emocionante e o final nos traz o alento do perdão.
Recomendo muito a leitura!
#blogentreaspas#literaturaespírita#reflexõesnecessárias
Comente