Resenha: Fique Comigo

Livro: Fique Comigo
Autora: Ayòbámi Adébáyò
Editora: @taglivros
Páginas: 536
Nota: 5/5

Tantos sentimentos…
Yejide e Akin nasceram numa cultura poligâmica mas decidem viver um relacionamento monogâmico. Porém, após 4 anos sem ter filhos, a família de Akin começa a interferir convencendo-o a aceitar uma segunda esposa. Yejide desesperada de ciúmes e medo, faz o possível e o impossível em busca da gravidez para salvar seu casamento, vítima do julgamento da família e da sociedade.

Não consigo colocar em palavras decentes o quanto isso me incomoda. Essa cultura de que a mulher foi feita única e exclusivamente para parir e que se não fizer isso não tem mais sentido nenhum na vida!! Isso fica muito claro nessa citação que Yejide ouve da própria sogra: “As mulheres fabricam crianças, e se você não consegue fazer isso então não passa de um homem. Ninguém deveria chamá-la de mulher”.

É revoltante e eu quase parei de ler nesse ponto, mas a narrativa é tão envolvente que é impossível parar antes de chegar ao final, coisa que fiz no mesmo dia. Não posso falar mais da história sem contar algum spoiler importante e que prejudicaria essa experiência literária única. Fique Comigo é um livro sobre relacionamentos, perdas, convívio e principalmente sobre empatia. Nos faz refletir sobre nossos próprios pré-julgamentos e surpreende a cada página, culminando num desfecho extremamente inesperado.

A autora foi genial no tom da narrativa e além disso, me fez lembrar da palestra da autora Chimamanda Ngozi Adichie sobre o perigo de uma única história. Conhecer novas culturas e histórias é também encarar e tentar compreender coisas que fogem de todos os nossos princípios. É extremamente importante e nos faz crescer como seres humanos.

Indico demais a leitura!
#literaturanigeriana#leiamaismulheresnegras#culturas


Esta resenha foi recomendada na campanha da editora educativa Twinkl sobre a importância das mulheres na literatura.


Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.