Resenha: Se eu abrir esta porta agora…

Livro: Se eu abrir esta porta agora…
Autor/Ilustrador: Alexandre Rampazo @alerampazo
Editora: @sesispeditora
Páginas: 56
Nota: 5/5

“Quem disse que seria fácil abrir uma porta a noite?” E assim começa a sinopse desse livro encantador do autor/ilustrador Alexandre Rampazo. E quem disse que é realmente fácil? Quem nunca teve medo de abrir uma porta? Acredito que todas as crianças passam por isso na infância com a porta do armário, do guarda-roupas. Quem não tem uma história dessa pra contar? Olha, me arrisco a dizer que até alguns adultos teriam histórias desse tipo. Eu mesma não gosto de dormir com a porta do guarda-roupa aberta, nem uma frestrinha. Eu hein… rsrs

Impossível começar a falar desse livro, sem tratar do trabalho editorial sensacional dele. Primeiro que não é um livro comum e vai ser difícil de descrever, mas vou tentar. Ele vem envolto numa caixinha e quando você tira o conteúdo é uma sanfona cheia de portas e você consegue abrir as portas para qualquer lado. O que torna a experiência de leitura uma brincadeira, cada porta trazendo uma surpresa.

Se lido na “ordem”, se é que se pode dizer que haja uma ordem, você vai encontrar vários seres que causam medo: monstro, lobo mau, bruxa… Depois do outro lado, um menino, um amigo, brincadeiras… As ilustrações são lindíssimas (desliza pro lado). E na minha humilde interpretação, de um lado é o menino abrindo a porta e encontrando o “medo” e do outro lado é o “medo” encontrando o menino, o que me fez lembrar de Monstros S.A., mas é um livro que deixa aberta a inúmeras interpretações…

Na linda sinopse escrita por Roger Mello, ele pergunta: “A porta é a arte, a filosofia, a ciência? É um portal? Precisamos desse perigo, dessa surpresa” e isso abre um novo mundo de interpretações que torna esse livro além da idade! Precisamos perder o medo de abrir as portas. Elas podem sim trazer muito medo e ansiedade, mas também pode ser o início de uma linda e diferente jornada!

Quem nunca quis abrir a porta do armário e ir pra Nárnia? Enfim, é um livro lindo, único e encantador. Merece ser lido por todas as idades!!

Super recomendo!
#sesispeditora#amoleitura#literaturainfantil#ilustrações


Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.