Resenha: O Homem que Caiu na Terra

Livro: O Homem que Caiu na Terra
Autor: Walter Tevis
Editora: @darksidebooks
Páginas: 224
Nota: 4/5

É uma ficção científica de escrita elegante e que nos conta a jornada de Thomas Jerome Newton, um extraterrestre do planeta Anthea que vem para a Terra com o objetivo de salvar sua população da extinção por falta de recursos naturais. Newton passou por um treinamento de 10 anos para conseguir parecer-se com um ser humano, aprendendo as línguas e como se relacionar através de programas de rádios e televisão que conseguiam ser captados em seu planeta.

Ao chegar ao planeta Terra, com sua inteligência superior a dos seres humanos, começa a colocar o seu plano em ação, se tornando um empresário de sucesso e conseguindo os subsídios necessários para construir uma nave que buscaria os antheanos. Porém após alguns anos de convivência em nosso planeta, ele começa a perceber as diferenças entre o que assistia e ouvia nos programas em seu treinamento e a realidade da natureza humana e começa a refletir sobre sua missão e se ela realmente fazia sentido.

“Sentiu nojo, cansado deste lugar barato e alienígena, essa cultura berrante, vocal, sem raízes e sensual, esse agregado de macacos espertos, incomodados e egoístas – vulgares e indiferentes”.

Decepcionado, cansado, longe de casa e se sentindo cada vez mais sozinho, começa a se descuidar de seu disfarce, chamando a atenção do Governo. É um livro de leitura rápida e apesar de ter algumas explicações científicas, não é cansativo, pois tudo é tão interessante que você quer logo chegar ao final e descobrir o desfecho dessa trama. O personagem Newton é extremamente bem construído, demonstrando sentimentos humanos como medo, angústia, solidão e nos fazendo facilmente ter empatia e torcer para que seu objetivo seja alcançado.

O final me abalou emocionalmente, é um livro que apesar de tranquilo, carrega uma tristeza nas críticas sutis ao nosso comportamento humano e em relação à vida do planeta. Newton demonstra mais humanidade e preocupação com o destino da Terra e de suas riquezas naturais do que muitos humanos que conhecemos.

Vale muito a pena a leitura!

#blogentreaspas#ficçãocientífica#generofavorito#leia


Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.