Resenha: Crianças da Guerra

Livro: Crianças da Guerra
Autora: Viola Ardone
Editora: @faroeditorial
Páginas: 240
Nota: 4/5

Crianças da Guerra me surpreendeu em vários momentos com sua história. A narrativa clara da autora nos apresenta a visão infantil, em primeira pessoa, de Amerigo Speranza sobre uma Itália se reconstruindo após a guerra. O cenário é de uma Nápoles em ruínas e uma pobreza extrema após o conflito. Amerigo chega a tentar capturar e vender ratos no mercado, e sua mãe tenta sustentá-lo como pode. De seu pai, sabe apenas que foi tentar ganhar dinheiro na América.

A mãe de Amerigo é uma personagem humana e com falhas muito realistas. Ela trata Amerigo com certa distância e sem muito cuidado, não mostrando receio em lhe mostrar as duras verdades da vida, que é o que ela unicamente conhece. No intuito de fazer com que ele sobreviva, ela o coloca em um programa de caridade no qual serão levados à viver com famílias ricas do Norte, até que a crise passe e possam voltar à sua terra Natal.

A medida que conhece os confortos de uma vida mais tranquila, onde pode ir à escola, estudar música, que é sua paixão, ter comida na mesa todos os dias e carinho, Amerigo começa a ficar dividido entre o amor que sente pela mãe e a afeição que começa a criar por sua nova família anfitriã. A autora consegue contrabalancear muito bem os momentos de tristeza com os momentos mais tranquilos da história, focando a narrativa na formação do personagem e suas escolhas, nem sempre fáceis, ao longo da vida.

A história me surpreendeu muito pelo crescimento emocional e pela veracidade de seus personagens. Esperei por uma história totalmente diferente, tristíssima, que traria somente agruras e momentos terríveis e me deparei com uma história comovente sobre relacionamentos humanos e laços que podem ser criados independente de serem sanguíneos e nos faz refletir sobre o verdadeiro significado de família.

Super recomendo a leitura!
#blogentreaspas#criancasdaguerra#leitura#faroeditorial


Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.