[2021] Feliz Natal!

Acho que todo mundo já sabe que eu o Grinch e não sou fã dessa época, mas eu fiz a releitura desse livro maravilhoso do autor João Cabral de Melo Neto e gostaria de compartilhar com vocês, em especial a parte do poema intitulada Auto de Natal.

Severino, o protagonista, depois de uma longa jornada — sua penitência — fugindo da seca, chega a capital e continua encontrando apenas a miséria e a morte. No entanto, quando está pensando em acabar logo com essa vida de sofrimento, é abordado por outro severino anunciando o nascimento de seu filho.

Essa parte é claramente uma referência ao nascimento de Jesus. O pai da criança se chama José, o nascimento é apresentado como um presépio e os vizinhos trazem presentes — simples lembranças de pessoas pobres que apresentam ao menino como “Minha probreza é” — como os três Reis Magos.

“E não há melhor resposta
que o espetáculo da vida:
vê-la desfiar seu fio,
que também chama vida,
ver a fábrica que ela mesma,
teimosamente, se fabrica,
vê-la brotar como há pouco
em nova vida explodida;
mesmo quando é assim pequena”

O fim desta obra, que parecia óbvio na morte, acaba sendo a vida! Vida essa que insiste em continuar acontecendo, mesmo em meio à tanta miséria e desolação. Morte e Vida Severina é um poema trágico, melancólico e que nos traz imensas reflexões, nos tira da zona de conforto e nos faz desconfortáveis diante de uma realidade seca.

Pensei em trazer esse texto para nossa reflexão nesta noite de Natal, para nos lembrar dos verdadeiros sentimentos que deveria nos despertar, não só hoje, mas em todos os dias do ano: renascimento, fé, amor em todas as suas formas, empatia e caridade.

Que possamos também nos lembrar e fazer uma oração, independente da fé de cada um, a todos os que perderam entes queridos nesses últimos dois anos tão difíceis que temos vivido.

“Só uma coisa era fundamental (e dificílima): acreditar”.
#CaioFernandoAbreu in Pequenas Epifânias

Feliz Natal 🎄🕊💕
#blogentreaspas #euapoioliteraturanacional #natal #amor


Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.