Resenha: Filhos de Sangue e Outras Histórias

Livro: Filhos de Sangue e Outras Histórias
Autora: Octavia E. Butler
Editora: @editoramorrobranco
Páginas: 240
Nota: 4,5/5

Meu segundo contato com a narrativa de Octavia e estou cada vez mais apaixonada pelo estilo impactante de suas histórias. Não a toa é conhecida como A Dama da Ficção Científica e quebrou muitos paradigmas sendo negra e mulher nesse gênero naturalmente masculino.

Nessa coletânea de contos e ensaios, escritos de forma quase acidental conforme a própria autora, que diz tê-los escritos enquanto realizava pesquisas para outros trabalhos, traz muitos assuntos importantes e nos transporta para mundos fantásticos criados pela incrível imaginação de Butler e que servem de palco para a reflexão de problemas reais e muito atuais da nossa sociedade. Além disso, todos os contos e ensaios possuem notas da autora contando a inspiração e o processo de criação e desenvolvimento de suas ideais, o que ajuda muito na compreensão e na experiência da leitura.

Octavia é simplesmente fantástica e de cara nos traz o conto que dá nome à coletânea e que ganhou todos os prêmios possíveis da categoria como o Hugo, Nebula e Locus. “Filhos de Sangue” traz uma realidade avassaladora onde humanos vivem em uma reserva e são cuidados por alienígenas com o intuito de usar seus corpos como repositórios para a reprodução e continuidade de sua espécie. O conto aborda assuntos como simbiose, poder e escolhas de forma sensacional. A maneira como Butler vai soltando os detalhes dos alienígenas aos poucos até que consigamos formar uma imagem da situação é fabulosa e digna de uma grande talento narrativo.

Com certeza este é um dos meus contos favoritos, seguido de Sons da Fala, O Entardecer, a Manhã e a Noite e Anistia, porém todos os contos dessa coletânea tem sua importância, com a única ressalva de que alguns deles teriam feito mais sentido ou tido maior relevância se colocados em ordem diferente na coletânea. Para finalizar, o livro também traz como texto complementar, perguntas que a autora elaborou para serem respondidas após a leitura de seus textos e que complementam a leitura.

Super recomendo a leitura!
#blogentreaspas#scifi#leiamaismulheresnegras#love


Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.