“Toda vida sonhei ser bibliotecário – disse. É a única coisa para que sirvo”. #GabrielGarciaMarquez in Do Amor e Outros Demônios.
Comemora-se no dia 12 o Dia do Bibliotecário em homenagem ao engenheiro e bibliotecário por vocação, Manuel Bastos Tigre. Ele nasceu no dia 12 de março de 1882 e, ao terminar o curso de Engenharia, em 1906, resolveu fazer aperfeiçoamento em eletricidade, no Estados Unidos. Uma vez lá, conheceu o bibliotecário Melvil Dewey, que instituiu o Sistema de Classificação Decimal.
Este encontro foi decisivo na sua vida, porque, em 1915, aos 33 anos de idade, largou a engenharia para trabalhar com biblioteconomia. Prestou concurso para bibliotecário do Museu Nacional do Rio de Janeiro e se classificou em primeiro lugar, com o estudo sobre a Classificação Decimal. Transferido, em 1945, para a Biblioteca Nacional, onde ficou até 1947, assumiu depois a direção da Biblioteca Central da Universidade do Brasil, na qual trabalhou, mesmo depois de aposentado.
➡️Fonte: @ibgeoficial
Na foto, separei alguns dos livros que tenho aqui em casa sobre bibliotecas:
📚 Encaixotando minha biblioteca #AlbertoManguel:
No verão de 2015, Alberto Manguel se preparou para mais uma mudança. Nesse momento, o escritor começa a relembrar sua relação com os livros e as bibliotecas (públicas e privadas) que já passaram por sua vida.
📚Biblioteca #LuisMilanesi:
Uma nova proposta para a biblioteconomia: é o que Luís Milanesi, professor da Universidade de São Paulo, trouxe com esta obra.
📚Bibliotecas no Mundo Antigo #LionelCasson:
Esta deliciosa obra conta a história das bibliotecas antigas desde suas origens, quando “livros” eram tábuas de cerâmica e a escrita, um fenômeno novo.
📚 A Biblioteca A Noite #AlbertoManguel:
Os valores e sentidos representados no ato de colecionar livros são esmiuçados: afinal, ao longo da história as bibliotecas simbolizaram as aspirações e pesadelos mais díspares da humanidade.
Tenho muito orgulho de ser bibliotecária e desejo a todos que escolheram essa profissão maravilhosa um FELIZ DIA DO BIBLIOTECÁRIO 🥰📚❤
_______________________📖
#blogentreaspas#diadobibliotecário#amoserbibliotecária